Whatsapp

A nova linha BRT foi desenvolvida com recursos específicos para as demandas na área médica, tais como Laboratórios, UTI, Centros cirúrgicos, Home Care, Hospitais e Clínicas.

Neste segmento é mandatório o atendimento a Norma brasileira NBR13.534 para instalações elétricas nas salas do Grupo2 (sala cirúrgica, UTI, sala de cateterismo, sala de monitoramento). Esta instalação é exigida pela portaria do M. S. n.º 2662 de Nov/1995.

Um dos principais requisitos para atendimento desta norma é o transformador isolador, que pode estar incorporado ao nobreak, atuando inclusive nas condições de bypass automático e manual, garantindo que o potencial para a carga médica seja isolado da rede.

A alimentação de algumas aplicações na área médica devem ser redundantes, isto é, em hipótese alguma poderá faltar energia. Isto é feito por gerador em até 15 seg. e nos casos quando há equipamentos de manutenção de vida, luz sialítica e monitoração de dados, esta energia deve voltar em até 0,5 seg. O sistema mais confiável para atendimento destes requisitos são Nobreak True Online dupla conversão com possibilidade de paralelismo redundante, dividindo a carga e garantindo, que em caso de manutenção ou parada de uma unidade, o outro nobreak assuma a carga com tempo zero, sem interrupção.

Outro requisito fundamental, na falta de geradores alternativos de energia, é a capacidade de alimentar as cargas durante longas faltas de rede, ou seja, ter grandes autonomias com baterias específicas e tempo de recarga o mais curto possível.

Aliado ao sistema de nobreaks, na área médica encontram-se quase sempre grupos geradores, em sua maioria diesel, responsáveis pela alimentação de todas as cargas, entre elas iluminação de uso geral e elevadores. Estas cargas causam variações dinâmicas de tensão e frequência, que devem ser suportadas pelo nobreak, e este por sua vez, deve consumir do gerador uma energia com alto fator de potência e baixa distorção, pois do contrário os geradores podem não funcionar corretamente. Esta interação com os geradores obrigam os nobreaks para área criticas serem compatíveis, com baixa distorção, alto rendimento, serem do true online dupla conversão, e algumas vezes, comunicarem via interface com os geradores, para efeito de operações sincronizadas e especificas, a fim de aumentar a confiabilidade do sistema.

Para aplicações móveis, como Home care e emergenciais, torna-se necessário que o equipamento nobreak trabalhe em condições adversas de tensão, aterramento, e muitas vezes, temperatura, pois podem ficar em residências ou áreas adaptadas. Ter recursos de isolação galvânica, aceitar grande variação da tensão de entrada sem utilizar as baterias, estabilizando a tensão de saída com precisão de + ou-1 %, ser bivolt automático, são itens a serem especificados, além da mobilidade e resistências (invólucro, rodízios, NR10, proteção contra impactos, etc.).

Outro conceito importante são as interfaces de automação e comunicação da Linha BRT com diversos sistemas de controle. Cada vez mais presentes em hospitais e clínicas, visando reduzir riscos e executar operações de manutenção preditivas e preventivas, de forma continua e rápida, sem paralisação de atividades, que na maioria das vezes, são ininterruptas, interfaces do tipo we, snmp, ethernet, contatos secos, aplicações para celulares podem ser ferramentas incorporadas na linha BRT úteis para este fim.

No seguimento de exames e análises, como as de imagem, os nobreaks devem ser capazes de fornecer uma energia totalmente limpa, sem ruídos ou deformações, especificando assim, equipamentos com filtros de alta e baixa frequência, e onda com distorção menor que 2%.

Ruídos, sujeiras e imperfeições na onda senoidal de energia podem causar dificuldade na interpretação dos diagnósticos de imagem, como ressonância e ultrassom, gerando chuviscos, variações de contrastes, e prolongamento dos exames, provocando aumento de custos, e desconforto para os pacientes.

A Linha BRT possui estes recursos incorporados e dimensionados nos modelos que vão de 1 até 25kva, podendo ser paralelados até 75kva, com recursos de gerenciamento.

⟶ Peça o Seu Orçamento Aqui!

Uso de Baterias de Lítio em Sistemas de Energia

Uso de Baterias de Lítio em Sistemas de Energia

O uso de baterias de lítio em UPS (Uninterruptible Power Supply) e retificadores industriais está crescendo rapidamente devido às vantagens que essas baterias oferecem em comparação com as baterias tradicionais de chumbo-ácido. As baterias de lítio proporcionam maior...

ler mais
UPS e Sistemas de Energia na Industria 4.0

UPS e Sistemas de Energia na Industria 4.0

O uso de UPS (Uninterruptible Power Supply) em cargas críticas e sua integração com a Indústria 4.0 são fundamentais para garantir a continuidade operacional, proteção de equipamentos sensíveis e a otimização de processos industriais em ambientes cada vez mais...

ler mais
Filtros Ativos e SVG na Compensação de Reativos

Filtros Ativos e SVG na Compensação de Reativos

A aplicação de filtros ativos e SVGs (Geradores Estáticos de Várs, ou Static VAR Generators) é uma solução avançada para melhorar a qualidade da energia elétrica em sistemas industriais e comerciais, abordando principalmente a compensação de potência reativa e a...

ler mais