FIAT Betim
Escolha Da Utilização De Filtros Ativos
O departamento de engenharia da RTA, após análise pormenorizada dos problemas junto à montadora FIAT localizada na cidade de Betim – Minas Gerais e responsável por 30% da produção do Fiat Group Automobiles no mundo e a maior fábrica de automóveis do Grupo Fiat S.p.A no Brasil e capacidade para produzir 800 mil veículos por ano, ou três carros por minuto, recomendou a instalação de Filtros Ativos de Harmônicas, visando reduzir drasticamente a distorção harmônica existente em suas linhas de prensas, além de obter uma melhorar significativamente no fator de potência.
FILTERON | Filtro Ativo – RTA
Case Fiat
1. Principais etapas do projeto FIAT
- Análise dos problemas relacionados pelo cliente, que eram basicamente:
- Baixo fator de potência da instalação, gerando multas por reativo, aquecimento de quadros elétricos e componentes como disjuntores.
- Queima de banco de capacitores por ressonância derivada do conteúdo harmônico injetado na rede pelo processo produtivo local.
- Queima de drivers de inversores de freqüência devido aos harmônicos presentes.
- Incapacidade de funcionar a máxima carga devido a poluição harmônica injetada no sistema, gerando interrupção no funcionamento da linha de produção.
2. Para elaboração da solução seguimos o seguinte roteiro:
Levantamento dos dados sobre o regime de carga e as condições atuais, sem bancos de correção de fator de potência do sistema de prensas, visando a correção do fator de potência para acima de 0,95 em regime randômico e dinâmico das cargas presentes, afim da eliminação de multas, e manter os níveis de distorção harmônica de corrente gerado pelas cargas dentro dos padrões internacionais IEEE519 e IEC60001.
Com base nos dados coletados foram dimensionados como solução os Filtros Ativos de Harmônica.
3. A escolha da utilização de filtros ativo
Utiliza-se o filtro ativo de banda larga para reduzir a distorção harmônica e melhorar o fator de potência na entrada da instalação ou próximo as cargas deformantes.
Um filtro ativo de banda larga é similar a um banco de fator de potência ideal, capaz de atender a variação dinâmica da carga, a ressonância e a alta dissipação térmica.
Basicamente o funcionamento é como um banco capacitivo puro sintonizado para qualquer harmônico presente.
O filtro ativo de banda larga é projetado para trabalhar na faixa de 0% a 100% de variação de carga.em cargas baixas o conteúdo harmônico é menor em módulo, mesmo sendo maior que em valor.
Quando existem distorções e baixo fator de potência nas formas de ondas das correntes não lineares que alimentam uma planta elétrica, devem-se usar filtros ativos para eliminar os problemas causados por estas cargas (regime dinâmico) com harmônicos.
Os filtros tem por finalidade principal eliminar a circulação dos harmônicos pela instalação, e evitar a ressonância dos capacitores com o sistema elétrico, evitando-se a queima prematura dos mesmos, e das cargas alimentadas pelo sistema.
Utilizando-se os filtros, obtemos diminuição a queda de tensão em transformadores e cabos.
Ocorre também redução da variação de temperatura em transformadores e cabos e redução das perdas por aquecimento.
Aumento da vida útil dos equipamentos ligados à rede e redução dos custos de manutenção.